domingo, 25 de setembro de 2016

Quem está certo quando se fala dos diversos tipos de investimentos?

Fala galera da Finansfera!

Setembro tá meio longo né?! Mas simbora que vai acabar em uma semana ainda :(

Vocês já se perguntaram qual o melhor tipo de investimento para vocês né?! Conforme comentei aqui. Mas há algo bem interessante sobre a mente das pessoas, elas são diferentes kkkkkkk.

Uma coisa que acho interessante é como as pessoas pensam completamente diferente e isto faz o equilíbrio no mundo. Já pensaram como seria se todos só gostasse de churrasco? A galera do sushi ia morrer de fome. E se todos só gostassem de praia ao invés de um friozin as vezes? Ninguém teria espaço na areia nem na água. Pois bem, com investimentos é a mesma coisa.

Outro dia estava participando de algumas conversas sobre investimentos mas com grupos diferentes e pessoas diferentes. É interessante ver o ponto de vista de cada grupo e de cada pessoa. É uma discussão sem fim e ao meu ver a única coisa que define tudo é simplesmente a sua consciência. Se vocês estiverem fazendo aquilo que deixa sua consciência tranquila então este sim é o investimento correto.

Era engraçado pois cada grupo defendia seus ponto de vista assim:

Grupo dos FII


Um grupo de pessoas defendiam os FII porque está em uma boa época, pagam alugueis mensais, é mais fácil de analisar, os rendimentos podem superar a inflação e ainda ter valorização da cota, você pode até visitar o empreendimento, você lê o contrato antes dentre diversas outras coisas que foram citadas. 

Os FII podem ser divididos em subgrupos como Fundo de tijolo, Fundo de papel, Fundos que pagam mais yeld, Fundos mais conservadores que tem contrato firmado e pagamento certo independente de vacância dentre outros.

Grupo das Ações


Um grupo de pessoas defendiam as ações pois elas valorizam com o tempo, você pode crescer com a empresa, elas pagam bons dividendos, você pode comprar na baixa e vender na alta.

Mas o mais interessante é que ações também tem subgrupos!

Subgrupo das ações:

Voltado para B&H afirmam que com boa análise, aporte e tempo você supera a inflação e a RF. Exemplos como Apple e outras maravilhosas empresas são apresentados todo momento. Este grupo defende a análise dos lucros das empresas além de outros fatores como forma de comprar para longo prazo. Este povo não gosta de trade.

Subgrupo dos swingtrade e daltrades:

Voltado para compra e venda diária. Se baseiam em índices que parecem loucuras! Gráficos dos últimos 15 minutos, curto intervalo de tempo, nomes estranhos de ferramentas para calcular se é momento de entrada ou não e geralmente este povo nem olha RF;

Subgrupo das opções:

Voltado à pessoas que gostam mais do "jogo" de compra e venda do que de análises e tempo. Opções são fascinantes mas podemos dizer que é um jogo. Conheço pessoas, a qual me incluo, que no início ficam encantadas com ganhos de 200% em uma semana mas isto não é regra e perder 90% do que você colocou lá é bem fácil. Dentro deste subgrupo há ainda pessoas que vendem coberto pois tem a ação e são mais conservadoras dentro desta modalidade nada conservadora de investir.

Podemos ainda divide em mais subgrupos mas por hora, tá bom.

Grupo da RF


Um grupo de pessoas defendem a RF pois dizem que nunca viram ninguém ficar rico com ações ou que conhecem pessoas que tiveram rendimentos anuais melhores que os da RF. Estão certos de que a RF bem aplicada sempre ganhará da RV. Assunto completamente discutido diariamente com vários vídeos no YouTube também. Este grupo nem quer saber de ações e também podem ser divididos em subgrupos.

Subgrupo dos que não se importam com o tamanho do banco e buscam rendimentos até o limite do FGC:

Estes defendem que o FGC é igual seguro de carro, pode demorar a pagar mas paga e assim buscam diariamente as melhores taxas até no Banco Zé das Couves que paga 230% do CDI.

Subgrupo dos conservadores:

Estes preferem colocar o dinheiro em grandes Bancos mesmo que paguem menos pois não tem o mesmo risco. Preferem pegar 80% do CDI com um grande banco à pegar 122% em banco pequeno.

Subgrupo do TD:

Defendem que é o tipo de investimento mais seguro do país e assim não querem colocar dinheiro em outros lugares pois entendem que o TD é liquido e certo.
Li outro dia em um site totalmente voltado para o TD que este sempre ganhará do CDB. O Autor até faz uma ressalva nos CDB com mais de 100% do CDI mas ele cita isso como um "grande risco" e desaconselha veemente, tirando assim, aquelas pessoas que procuram onde investir mas não tem o conhecimento profundo do segmento CDB. (claro, neste site há a venda de um curso de TD).

Subgrupo de debêntures:

Estes pegam rentabilidade maior mas como não poderia deixar de ser, tem maior risco pois não são cobertos pelo FGC. Pagam mais que os TD IPCA, em média mais de 1%, e aumenta conforme o prazo.

Sobre tipos de investimentos vou para por aqui mas fiquem sabendo que há muito mais! Existem uma infinidade de investimentos e ferramentas que vocês podem usar para ganhar dinheiro.

Enfim, listei apenas alguns assuntos para mostrar o quanto temos que estudar para tirar nossas próprias conclusões e o quanto o assunto é diversificado.

O melhor tipo de investimento é aquele que te deixa dormir tranquilo e você está satisfeito com o retorno.

Devemos respeitar a opinião dos outros, o que pode ser bom pra mim, pode ser ruim pra vocês.

Inclui investimentos na lista de coisas que não se discute kkkkk, agora é política, religião, futebol e investimentos.


E você? Já achou o melhor tipo de investimento para você?

Deixe sua opinião sobre cada tipo de investimento, quais as vantagens e desvantagens que acha.

Abraço a todos!


12 comentários:

  1. Olá Milhão,também tem o grupo que diversifica, inclusive em moedas e imóveis. Acredito que este sim tem a vantagem no longo prazo.
    Faltou falar dos produtos mais rentáveis da RF: LCI, LCA, CRI,CRA, LC E RDB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CF! O grupo que diversifica pra mim é o que mais faz sentido. No post eu quis comentar mais das pessoas que não diversificam e tem opiniões sobre um tipo de investimento pra ser o melhor pra ele.
      Quanto aos produtos que vc citou, realmente eu poderia ter detalhado mais só que lá vai tampo e o post fica grande demais. Procuro não fazer post gigante pois fica chato e as pessoas já desistem de ler só em ver o tamanho kkkkk. Muitas pessoas leem no celular quanto estão em uma fila ou no transporte. Mas acredito que as pessoas que buscam os produtos mais rentáveis então embutidas naquelas que não se importam como tamanho do banco e buscam rendimentos até o limite do FGC.
      Conta pra gente, onde você se encaixa?

      Excluir
    2. Eu invisto em Renda Fixa e em terrenos no interior, e estou tentando vender um kitnet.
      Também tenho uma estratégia de comprar de 10 a 100 dólares todos os meses.

      Excluir
    3. Imóvel tá ruim no momento. Comprar dólar seria para que? viajar? Dólar não é bem investimento, é mais proteção do patrimônio.

      Excluir
    4. Só pra diversificar e ter uma pequena reserva. Um dia você precisa e não tem, ai tem que pagar a cotação do dia.

      Excluir
    5. Ah sim, pra reserva pra quando precisar tudo bem. Também tenho minha reserva mas como investimento, não acho que valha. Realmente compra alguma coisa todo mês é uma boa ideia. Eu fiz isso. Tinha dólar a 2,60 e viajei com minha filha para os EUA quando o dólar tava 3,90, as pessoas achavam que eu era louco mas os bolares já estavam guardado há tempo.
      Ainda falando em dólares, acho que é um bom momento pra comprar pois o preço mais justo do dólar é entre 3,30 a 3,45 o comercial, se for comprar o turismo vai sair uns 3,60. Então, aproveite!

      Excluir
  2. Ola BPM,

    Escrevendo 'textao' parabens kkk.

    Investimentos tem que te deixar tranquilo.

    Construcao e FIIs me deixam tranquilos.

    Renda Fixa me deixa tranquilo.

    Acoes no momento nao me deixam tranquilo.

    Logo, investirei somente naquilo que me deixa dormir a noite.

    Cada um tem o seu estilo e sabe o quanto pode perder ...

    Somos.muito diferentes,.cada qual com a sua ambicao.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande VDC, você um dos que já sabe qual o melhor tipo de investimento pra você. Você não se enquadra nas pessoas que perguntam onde colocar o dinheiro pois você estuda.

      O mais importante é respeitar a opinião dos outros. Este dias mais uma vez ví um bate papo onde um falava que ações não servem pra nada e o outro dizendo que a RF que não presta. Os dois têm que respeitar e cada um faz aquilo que acha melhor.

      Quanto ao "textão", nem tem como comparar com os seus kkkkk

      Abraço!

      Excluir
  3. Buenas, BPM! "O melhor tipo de investimento é aquele que te deixa dormir tranquilo e você está satisfeito com o retorno." essa é minha opinião também. Hoje, tenho imóveis como maior parcela, mas diversifico em Ações, FIIs e Renda Fixa - realmente não fico preocupado com o que está investido, meu foco está em onde colocar o próximo aporte.
    Belo post! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí IPV! Seguir conselhos dos outros e não dormir, não é investimento. Nada melhor que consciência tranquila.
      Pensar no próximo aporte toma tempo hoje em dia com essas altas nos FII kkkk

      Abraço!

      Excluir
  4. Sou do grupo exclusivo das Ações.
    Imbatível para quem como eu, quer ganhar muito.
    Não é fácil, é onde tem mais risco, mas também mais recompensa.
    E eu estou tentando encaçapar uma bola. Uma hora entra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poney, muito bacana saber sua posição firme. Importante é saber onde a gente se enquadra e ficar tranquilo com isso. Como você falou, ações é para um público mais arrojado, que quer ganhar mais. Só cuidado com esse jogo, veja se a caçapa comporta a bola kkkk

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!