sábado, 17 de dezembro de 2016

O meu motivo de passar a aportar no exterior a partir de agora

Fala galera da Finansfera!

Bom, como eu havia dito anteriormente, tenho algumas coisas pra escrever sobre minha iniciação nos investimentos no exterior mas não ficarei preso a escrever posts de acordo com a lista que coloquei, então já vou começar pulando o primeiro post que seria da abertura de conta no Interactive Brokers. Na verdade eu estava fazendo o post mas resolvi parar e escrever este.

Vou falar aqui o motivo de eu começar a investir no exterior e praticamente parar de investir no Brasil.

Esta semana tivemos um fato interessante que facilita explicar a saída do meu capital nos investimentos nacionais. O fato foi a queda da Cielo!




A Cielo caiu quase 6% em um dia e causou um histeria absurda no povo que compra ações ou que pelo menos segue o mercado de ações. Ví muita gente mesmo discutindo sobre isso. Um amigo tinha me enviado mensagem pela manhã com um texto falando da possível queda e de como a ação da Cielo iria desvalorizar caso a noticia concretizasse e acabou que a tarde recebemos a notícia do pacote de medidas econômicas do governo fazendo com que a ação caísse quase 6% (Acho que foi isso no fechamento).

Eu acompanho alguns comentarios no site do Bastter e lá tinha um tópico só sobre isso. Resumo do tópico: Histeria total! Bastter teve que bloquear o tópico para acabar com a choradeira ( achei ditador mas....).

No dia seguinte a Cielo subiu mais de 8%. Pronto! Acabou a histeria e a ação que no dia anterior era a pior do planeta com trocentas recomendações de venda passou a ser a melhor tendo recuperado no dia seguinte toda a perda do dia anterior. Claro que variações vão ocorrer e sempre ocorrem mas a euforia que muita gente tomou de um dia para o outro foi assustadora.

Grafico da Ciel3 e os dois dias mais histéricos do ano.
Abaixo em azul o volume negociado no dia da alta.


Um amigo me enviou uma explicação que fundos de pensão estavam vendendo fortemente pois se a noticia se concretizasse eles estariam fora e caso não concretizasse eles recomprariam e pagariam só corretagem e emolumentos. Foi aí que comecei a questionar o motivo pelo qual uma pessoa vende a ação em um dia só por causa de uma notícia mas no outro já quer recomprar.

Enfim, sobre este assunto posso até fazer outro post, pois começaria a falar de B&H, psicologia do mercado, que a empresa é boa e tem que olhar lucro consistente durante certo tempo e blá blá blá mas o que quero realmente falar não é isso, é o motivo de eu começar a investir meu dinheiro no exterior.

Após toda essa histeria eu fortifiquei meu pensamento e minha decisão de colocar todo meu dinheiro no exterior a partir de agora. Calma, eu explico.

Vou continuar com dinheiro no Brasil. Tudo que tenho aplicado no Brasil vai continuar. Os rendimentos devo reinvestir porém, dinheiro novo vai para o exterior.

Nossa economia realmente é muito volátil. Basta uma leve ação do governo de divulgar um pensamento, (pois ainda não foi concretizado), que nossas ações caem, as empresas sofrem, nossa carteira despenca e desespero e pânico tomam conta do dia a dia.

Na boa, somos muito fracos neste quesito. Governo vai lá e interfere no que quer e acaba gerando tumulto no mercado financeiro. Não consigo ver nada justo e imparcial nas decisões tomadas. 

Quando li Graham em O Investidor Inteligente, me dei conta de que ele fala pra investir no exterior uma pequena parcela mas ele fala do americano investir fora então o brasileiro tem que fazer a engenharia reversa e aplicar a maior parte fora.

Tenho um amigo que a carteira dele variou 150k com estas quedas. Sabe o que é ter a carteira diminuída em uma semana em 150k?? Ele sabe kkkkk.

No exterior não temos ingerências do governo como no Brasil e seu dinheiro fica mais protegido dessas falcatruas políticas. A partir de então minha carteira no Brasil está estagnada e vou aportar somente em países que cobram pouco ou nenhum imposto sobre ganho de capital e em ETF que acumulem apenas, pois não preciso de dinheiro agora.

Podemos investir em dólar, libra, euro, iene ou qualquer outra moeda que achar interessante. Comprando um ETF em libra por exemplo, você sempre terá as libras e ficará protegido desse nosso mercado com validade de iogurte.

Tenho ainda uma estratégia até junho de um dinheiro que vou aportar mas é porque vou precisar do dinheiro em junho então nem vou contar muito como investimento pois o dinheiro já está comprometido.

Fiquei extremamente irritado com tanta baboseira esta semana por causa do que aconteceu com a Cielo. Não é problema com a Cielo, o que aconteceu foi apenas um exemplo de como sofremos quando o governo resolver bagunçar tudo a hora que quiser e isso me irritou profundamente. Agora a gente passa a entender melhor porque os políticos deixam todo o dinheiro deles lá fora. É só seguir o exemplo deles.

Minha carteira no exterior ainda está sendo formada. Estou estudando e analisando o que comprar pois o objetivo é acumular por 12 anos no mínimo. Estou aguardando virar o ano pra fazer a primeira compra, talvez espere o Trump assumir.

Tenho lido bastante os feras Investidor Internacional e Frugal & Simples além de vários outros blogs e sites internacionais. De uma coisa estou certo, vou investir fora e parar pelo Brasil.

Fala sério, após esta semana que passou e toda essa palhaçada que aconteceu com a Cielo me diz: 

Você fica confortável em aumentar seu patrimônio absurdamente e deixar 100% no Brasil? 

Tem coragem de alcançar uma carteira em torno de 3 milhões como o Viver de Renda e manter tudo no Brasil sabendo que pode sofrer essas ingerências do governo a qualquer momento fazendo com que seu patrimônio diminua substancialmente em uma semana? Eu já sei minha resposta. NÃO! Não vou deixar meu dinheiro suado 100% no Brasil pra ficar oscilando quando nossa política quer.

Por enquanto é isso pessoal.


Abraço a todos!








18 comentários:

  1. Olá! Aqui no Brasil qualquer espirro se torna uma virose, assim acredito que uma carteira bem diversificada no exterior será mais estável e sólida. Por outro lado, cabe ressaltar que da mesma forma que a ação caiu ela subiu no dia seguinte, e quem ficou no prejuízo foram as sardinhas desesperadas.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guardião!

      Pois então, o problema não é a sardinha ou ela ter caído em um dia e ter subido em outro, o problema são as ingerências do governo no mercado financeiro muito repentinamente. Este fato que aconteceu demonstra que nosso mercado financeiro é muito fraco e dependente de políticas do governo.

      O que não quero mais é ficar 100% exposto a este tipo de flutuação ilógica.

      Abraço!

      Excluir
  2. Fala BPM,

    Na minha opinião você está CORRETÍSSIMO!

    O Bananão, como dizia o grande Ivan Lessa, não é um país sério, logo, é uma insanidade deixar TODO o seu patrimônio aqui...

    Existem mais de 200 países no mundo, portanto, ninguém é obrigado a ficar preso em um determinado local!

    A propósito, como você fez para transferir os 10 mil dólares para a abertura da conta na IB?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IL!

      Exatamente isso! Já tenho minha parcela aplicada aqui, agora é hora de novos horizontes.

      O dinheiro ainda tá no Banco, devo transferir para o IB em janeiro. Só ainda não sei se vou transferir via wire ou ACH. Estou aguardando a virada do ano e começar tudo em 2017.

      Abraço!

      Excluir
  3. Estou usando transfer wire. Sabe como fica o imposto de renda? Vai ter uma aba safada lá onde declaro e pago 6% do que transferi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CF eu conheço a Transfer Wise mas nunca usei. Pelo BB você paga os 0,38% de IOF e mais a taxa de 40$.

      Excluir
  4. Sardinhada fica em pavorosa com estas quedas... aiai.
    No setor internacional não entendo nada, já estou tendo dificuldade para entender o nacional, rs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha,entao Uó, eu também pensava assim mas. quando comecei a ler passei a entender o que quero. Existem milhões de estratégias mas já escolhi a minha e não tá tão difícil assim.

      Agora entender a nossa ..... realmente tá difícil

      Excluir
  5. Complicado mesmo.

    Tenho procurado atentar-me a esse ponto. Não só ele mas, também, o morar no exterior. Este país está complicado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo eu amo o Brasil, conheço vários países e te digo que nada é igual a nossa casa mas deixamos muito a desejar em alguns quesitos como segurança, economia e educação, coisas que você encontra em outros países.

      Você pode morar fora um tempo mas vai querer voltar kkkk

      Abraço!

      Excluir
  6. Voce está usando IB + BB Americas?

    ResponderExcluir
  7. Cara, tem total razão. Só não comecei a fazer essa migração de investimentos tb pq é um processo meio complicado (desde abertura de conta até declaração de IR) e de um custo considerável (remessas ao exterior).
    Mas quando chegar no Milhão com certeza vai ter contribuição internacional rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TMF na verdade não estou migrando, só diminuí drasticamente os aportes no Brasil e vou colocar no exterior. Ainda assim acho que devemos ter uma boa quantia no Brasil.

      Quanto aos investimentos fora nem são tão complicados. Acompanhe os principais blogs e trace sua estratégia e pronto.

      IR, no meu caso não quero nada que me pague dividendos e nem vou ficar operando ações. Quero tudo pra longo prazo, em torno de 12 anos, e tudo que acumule até lá. Após isso vou manter o dinheiro fora para usar em viagens e para morar um tempo fora também. Realmente trazer de volta tem que perder uma grande farpela pro governo.

      Abraço!

      Excluir
  8. Tenho intenção de investir fora, espero que possa ajudar iniciantes dando boas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, a ideia é exatamente essa, tentar descomplicar e desmitificar que é difícil investir no exterior. Tudo o que for aprendendo vou colocando aqui de forma simples. Meu blog não é técnico, é de pessoa comum que pesquisa.

      Abraço!

      Excluir
  9. É isso aí BPM.
    Ficou muito bom seu POST sobre a IB.
    Quando for comprando lá vai postando aqui, e posta a análise aqui também.
    Muito bom, mais um soldado na IB.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw Frugal, agradeço a troca de experiência. Vamos montar esse exército de investidores logo!

      Abraço!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!