terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Tutorial abrindo conta no Interactive Brokers

Fala galera da Finansfera

Como falei no post anterior (anterior ao anterior, pois já atropelei com outro post kkkk), comecei a estudar os investimentos no exterior para iniciar minhas aplicações e para quem busca o mesmo precisa começar abrindo conta em uma corretora.

Não é minha intenção falar das opções existentes pois o amigo Investidor Internacional tem um post muito completo, merecedor de prêmio, e você pode consultar lá.

Eu abri minha conta na Interactive Brokers após analisar algumas opções como ter acesso ao mercado global e uma certa facilidade com a interface além de que achei a taxa de 10$ justa, caso não opere.

Como as vezes damos desculpas simples para coisas simples como: acho difícil abrir conta em corretora no exterior, resolvi postar algo simples: A abertura de conta!

Quando estava realizando meu cadastro resolvi capturar algumas telas para facilitar um pouco a vida de quem quer fazer o mesmo mas tem algumas dúvidas, pois pretendo registrar aqui todas os passos, desde os mais simples e "bobos" aos mais técnicos (se eu conseguir algo técnico). Sendo assim, vamos a um breve tutorial.


Em primeiro lugar esta é a tela inicial. Basta clicar em Open Account e seguir os passos.


Vai aparecer um menu com bastante informações mas a que nos interessa é a opção Trader or Investor
As outras opções são para pequenos negócios, família, hedge, trading Group e outras que não é o caso do investidor individual.


Após clicar em Trader or Investor aparecerá uma tela perguntando que tipo de conta deseja abrir. Sabe aquele Trust que ouvimos bastante sobre o Eduardo Cunha dizer ter? Então, não é esta a opção certa para nós, escolha a do lado Individual, Joint and Retirement Account, clicando em Start Application.



Após aparecerá a tela para preenchimento dos dados.




Aqui é uma tela que pode surgir dúvida. Tax residency é onde coloquei o CPF.




Esta tela é do endereço, sem estresse. Mais embaixo as perguntas são se você tem um endereço de correspondência diferente, se tem outra cidadania e se nasceu em país diferente ao declarado aqui.



Current Type = Tipo de conta que é Individual
Base Currency = Dólar pois tudo acaba sendo convertido para o dólar e depois para outra moeda, inclusive se você quiser resgatar algo que esteja em libra, o dinheiro será convertido para dólar e depois para real.




Agora são as questões de segurança que sempre negligenciamos. Preste atenção aqui e anote em algum lugar, pode ser muito importante no futuro pois provavelmente não operaremos todos os dias, todas as semanas e quiçá todos os meses e podemos esquecer a senha.



Após tudo isso vai aparecer uma tela (não capturei pois tive que terminar o cadastro no iPad) que vai perguntar os tipos de investimentos que deseja realizar. Eu escolhi Stock, ETF, REIT e BONDS. Existem outras opções mas não é o momento.

Também vai perguntar quanto você tem e quanto aportar por mês. Neste ponto é mais para fazer seu perfil de investidor. Não é nada complicado, se você chegou até aqui, provavelmente terminará sem problemas.

Após tudo isso você receberá esta notificação.  




A partir de agora você está apto a operar, basta realizar a transferência de pelo menos 10k U$ e começar a investir.

Uma coisa importante: Após sua aprovação ele vai pedir para você como quer acessar o aplicativo. Existe a opção de acessar pelo celular utilizando a biometria para quem tem celular com este recurso e existe a opção de acessar autenticando a senha por uma tabela de senhas que eles fornecem.

Bom, o post já tá ficando grande. Depois vou colocar aqui a tela do aplicativo para celular onde podemos acompanhar as cotações e falarei como vou realizar a transferência, esta última gera muita dúvida e até eu ainda tenho algumas dúvidas.

Ainda vou acrescentar posts sobre o que significa os códigos mais comentados pela galera que investe fora. Neste ponto acho que o amigo Frugal & Simples pode se antecipar ou contribuir bastante, importante é divulgar conteúdo para todos.


Abraço a todos!






18 comentários:

  1. Meu caro, que bom que fez isso!!
    Não sei se foi a pedido ou não... De qualquer forma parabéns!!!
    Se for fácil depois faça um post "adquirido um ativo estrangeiro'.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM farei sim. A primeira compra deverá ser em janeiro. Resolvi esperar para começar tudo em 2017 e tô pensando em deixar o Trump assumir pra ver como vai se comportar o mercado.

      Abraço!

      Excluir
  2. Que legal BPM,

    Eu ainda não tenho os USD 10K disponivel, mas estou pensando em abrir uma conta na TD Ameritrade (Possui Comission Free ETFs) e transferir os ativos da Drivewealth pra lá.

    Quando eu tiver um montante maior, transfiro os recursos da TD AMeritrade para a Interactive Brokers.

    No Aguardo pelas próximas postagens.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aportador, não conheço os detalhes da Ameritrade. Tem que ver bem o que oferece. É Mercado Global? O AnonSei fez um comentário no último post do Frugal onde ele mostra os custos para manter conta no Euro Pacific Bank e ficou bem mais caro que no IB.

      Abraço!

      Excluir
    2. BPM, sem dúvida a melhor corretor é a Interactive Brokers.

      A TD Ameritrade não cobra taxa de custódia, não cobra valor mínimo para abrir conta (Se for usar a margem e opções precisa de $2000), possui uma lista 100 ETFs livre de custos de corretagem, oferece um cartão de débito sem taxa anual que permite realizar saques em todo Estados Unidos. (O problema é a taxação de 30% do dividendos para os Non Resident Aliens)

      Os ETFs commission free compram ativos dos principais mercados mundiais. As lista de ETFs está em https://research.tdameritrade.com/grid/public/etfs/commissionfree/commissionfree.asp

      Quando eu abrir a conta e conseguir transferir os recursos da Drivewealth pra lá, farei um posto explicativo.

      Abraço

      Excluir
    3. Aportador, realmente essa taxação dos EUA de 30% é cruel.

      Dei uma olhada na lista e realmente tem bastante coisa boa, tem vários iShare que são os que mais estou estudando no momento mas 30% é de matar.

      Faça o post sim, tenho certeza que tem mais gente nessa situação e além do mais pode ser um bom exemplo de como começar com valor menor e depois que acumular 10k$ migrar para o IB.

      Excluir
  3. Infomoney faz propaganda de corretoras e diz: desbancarize seus investimentos.

    A galera da finansfera diz: DESNACIONALIZE seus investimentos.

    Rumo ao milhão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, boa IM, vou utilizar esse slogan, bora DESNACIONALIZAR os investimentos.

      Rumo ao milhão (de dólares)!

      Excluir
  4. Legal seu tutorial! bem explicado!

    Eu abri na drivewealth por não ter uma quantia grande para mandar. acho que para os pequenos ela atende.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inglês, eu pesquisei a DW também mas ela não oferece suporte global. Dependendo da estratégia ela é melhor sim pois se não me engano os custos são menores, no meu caso que é acumular achei melhor o IB.

      Acho uma excelente ideia começar na DW se não tem os 10k$, o importante é começar. após alcançar o valor requerido no IB você pode abrir conta lá caso sua estratégia seja comprar no mundo todo.

      Abraço!

      Excluir
  5. BPM,

    Bacana, estou há alguns meses pensando nessa transição ... também acompanho o Investidor Internacional, e o Viver de Dividendos que postam bastante coisa sobre ativos fora ...

    Vou linkar com o meu blog pra poder acompanhar sua exp, quem sabe acelero aqui .. a minha empreeitada ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodrigo!

      Não deixe de acompanhar também o Frugal & Simples. Se você já traçou seu perfil de investidor e se já alcançou os 10k$, acho que seria uma boa migrar sim.

      Abraço!

      Excluir
  6. Muito bom esse post, obrigado!

    Viu, estou pensando em abrir conta na IB também, mas estou na dúvida em como mandar os $10k.

    Só um parênteses, quando fui viajar, lembro que tinha um limite de comprar R$10k por CPF. Não sei como fazer para comprar $10k ou se o valor mais alto requer pagamento de algum tipo de imposto extra.

    Parece que pelo Remessa Online é possível. Possui alguma dica a respeito?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, se você for viajar com 10k$ não haverá problemas pois é o máximo permitido. Você não poderia entrar no Brasil com 10k$ porque o limite são 10k R$.

      Para transferir o dinheiro você vai precisar de uma conta no exterior e você pode abrir uma no BB Americas. Se você tem os 10k$, fale com seu gerente e peça a ele para te direcionar para a abertura de conta no BB Miami ou BB Americas e assim você envia o dinheiro pagando 0,38% de IOF e a taxa de 40$. Acho que é a maneira menos burocrática e mais fácil de enviar dinheiro para fora.

      Muitas pessoas tentam evitar o valor do dólar mas isso se dilui com o tempo, se ela intenção é aportar sempre, não se preocupe com o preço do dólar na hora de enviar para o exterior.

      Existem também trasnferwise, western union e outras que podem fazer o serviço.

      Excluir
  7. Tenho conta no IB e no BB Américas. O que eu faço? Envio do BB para o BB Américas, pagando somente o IOF (sou isento da taxa) e, depois do dinheiro na conta (chega em dois dias úteis - envio dia 20 e na conta dia 22, por exemplo). Então faço um ACH iniciado pela IB (é isento de tarifas) para minha conta do BBAmericas. Esta transação já deixei previamente cadastrado na IB. O dinheiro aparece em quatro dias úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. An, excelente! Eu tava com essa dúvida. Tinha lido sobre o ACH e que demorava uns 3 dias mas não detalhei o processo de transferencia. Acho que vou fazer ACH e postar o passo a passo aqui. O Wire custa 30$.

      Excluir
  8. Opa!

    Estou passando aqui para informar que a Linha de Tempo da Finansfera já está no ar. Seu blog foi incluído. Se detectar algum erro de link me fale.

    Compartilhe esta ideia mas suas redes sociais para incentivarmos novos blogueiros.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!