Minha viagem à Cuba!

by - 09:00


Fala galera da Finansfera!

Conforme prometido aqui vai o primeiro post sobre viagem!

Essa viagem foi de 8 dias para Cuba. Experiência bem interessante. Quando eu fui ainda tinha o embargo dos EUA mas hoje como não tem então deve tá bem melhor, espero.


Chegada

          Bom, a chegada ao aeroporto já é algo diferente do que estamos acostumados no Brasil. Não observei o aeroporto cheio de comércio como se fosse um Mini Shop, o que estamos acostumados a ver. O aeroporto é bem simples e a imigração tem cara de poucos amigos.
         Me instalei no Meliá Habana e depois descobri que o Hotel era praticamente do governo. A hospedagem foi boa, o hotel é bem bonito e a piscina envolve quase todo o hotel.



Hotel Meliá Habana
Vista do quarto do Hotel

Área comum

Vista da piscina e bar molhado

Vista da piscina
Ainda a piscina

Espreguiçadeiras ao longo da piscina

Por todo o hotel tem piscina 

Vista da piscina e do bar molhado


Dica para os viajantes: O dólar americano tem uma desvalorização lá então é melhor levar euro que eles não descontam como o dólar americano. 

Passeios


              Meus passeios foram pelo centro da cidade e a maioria a pé. Fui também à Varadero conhecer o mar caribeño.
              Andando pelas ruas você vai se surpreendendo. O asfalto é bem novinho e as ruas são sinalizadas e sem buracos mas quando você olhar para os lados vai perceber prédios em ruínas, casas mal acabadas e um cenário bem antigo. 


Umas das principais avenidas na "orla" de Havana

A noite alguns prédios ficam interessantes pela iluminação

A maioria das construções parecem ser abandonadas

          Conversando com taxistas e pessoal local fui informado que as casas são do governo e que cada família recebe uma casa para morar e lá permanecem, se a família crescer, ficam todos por lá mesmo. Eles não tem facilidades para comprar um imóvel.
          Nas ruas você vê carros muito antigos, alguns bem reformados e pintados, nestes você pode fazer passeios com a capota aberta, já outros estão em condições precárias, tem muito carro com rabo de peixe por lá, parece até as novelas de época.
            No centro há uma rua com muitos carros disponíveis para dar uma volta, não sei o preço.

Carros antigos são normais em Cuba


Um legítimo rabo de peixe

Há uma exposição de carros antigos no centro mas na verdade são carros do dia a dia


Centro de Havana

Carros usados no Brasil são raridades em Cuba


Alguns prédios são bem interessantes


Este é um carro de polícia!!!


          Apesar do cenário ser do tipo ruínas, o visual é bastante agradável por ter um bom clima, céu azul e o mar caribeño bem azul também. Na minha opinião se o país tivesse outro regime e soubesse explorar algumas áreas, o turismo lá ia ser muito maior. Ah, por falar em turismo, lá tem bastante turista e coisas legais pra ver, pensei que fosse um lugar de difícil acesso, porém para nós turistas, não é.

Por toda a cidade existem vários monumentos


Os fortes estão preservados e podem ser visitados


O que seria uma "orla"


Esta vista é muito bonita, o mar bate na encosta e molha a calçada toda


Vários monumentos sobre a revolução


Esta foto dispensa comentários...


       Conforme eu ia andando também ia perguntando as coisas e aprendendo. Uma coisa que não sabia era que nosso dinheiro é um e o deles é outro, você pode dizer, claro né! Mas o quero dizer é que quando você vai comprar algo pagamos com o peso cubano mas eles tem outra moeda que é praticamente moeda de troca. Eles recebem o salário nessa moeda e vai até o mercado e "trocam" por comida.
         Nessas conversas pude observar pessoas que defendem o regime deles e não entendem o nosso e outras que reclama do deles e entendem o nosso. O que acontece por lá é o seguinte, o governo fornece casa, cesta básica, escola e saúde e pronto, o cubano teoricamente não precisa de mais nada! Eles não tem dinheiro para sair do país e nem conseguem sair com facilidade. O governo domina praticamente tudo. Quando pegamos um taxi para Varadero que nos custou 200 pesos, perguntei ao taxista quando sobraria pra ele e a resposta dele foi que paga 5 pra agência de turismo, pelo que entendi mais 5 pra tipo um ministério do turismo, gasta o combustível que acaba indo mais uns 5 a 10 e, pasmem, paga 160 ao governo, ele fica com uma média de 20. Há ainda a manutenção do carro que é responsabilidade dele apesar do carro ser do governo. Mas esqueci de mencionar que o salário mínimo lá é de 20 pesos, então pra ele essa ida a Varadero rendeu um salário mínimo.

          No caminho para Varadero você vê um lindo cenário de mar azul. Também passa perto do bairro onde os infectados de Chernobyl foram enviados para tratamento. Neste trecho o taxista resolveu começar a perguntar sobre o Brasil. Na época estava passando a novela Avenida Brasil lá e ele queria saber se realmente existia crianças no lixão como a novela mostrava, falamos que infelizmente existe e isto não entrou na cabeça dele, ele perguntou por quê existia isso? Por que o governo não dava comida e casa a eles, foi difícil explicar que pra nós, quanto mais se trabalha e estuda, mais chances você tem de progredir na vida. Assim como não entendemos que eles aceitam não ter internet, casa própria, dinheiro para viajar, eles não entendem que temos uns ricos e outros pobres.

Mar caribeño de Varadero


A água tem boa temperatura e o mar é um espetáculo


Pra quem quiser, poderá ter muita privacidade :)


Pode relaxar o dia inteiro olhando o mar


          Também tem alguns lugares interessantes para visitar no centro de Havana. Um lugar muito legal é o famoso " La Bodeguita Del Médio", um bar pertencente ao governo e que "era" utilizado para reuniões sigilosas. Vale muito a pena conferir, as paredes são todas autografadas por qualquer um que queira ir lá e existem várias fotos de celebridades do mundo todo.

La Bodeguita Del Medio, bar muito famoso e ponto turístico da cidade



A parte inferior é pequena mas quando sobe as escadas....

Vários quadros com fotos de celebridades do mundo todo

Pode deixar seu autógrafo na parede também

Tem uma foto do presidente Lula alí
          Ainda visitando os bares indicados, existe o La Floridita que também é um lugar muito aconchegante, no entanto deve chegar cedo para poder entrar, estes lugares não são muito grandes assim e as filas de esperas são longas.

La Floridita também no centro de Havana

Tem uma banda muito boa que toca a noite


          Outro lugar muito interessante e aconchegante e fica situado em um local mais discreto é o restaurante La Cocina de Lilliam. Este restaurante é muito bem decorado, fica em uma casa e possui vários ambientes, inclusive há a possibilidade de reservar um ambiente para reuniões. Vale muito a pena conferir.


Entrada super discreta do restaurante

Existem vários ambientes e todos aconchegantes

É um lugar com bastante plantas, pra quem gosta fica mais agradável ainda

Há a necessidade de realizar reservas antes

Toda a decoração impressiona quando vista ao vivo

Sala reservada para almoço e reuniões



           Finalizando, as impressões turísticas sobre Havana e Varadero são ótimas, recomendo uma visita de uma semana por lá e vale a pena incluir no roteiro de viagens da vida sim.
          Quanto ao país em sí, acho que devem progredir muito ainda, o regime adotado não permite que todos tenham liberdade, porém é o regime adotado no país, não nos cabe querer que sejam o que somos, temos nossos problemas por aqui e eles também não entendem, temos que respeitar uns aos outros.
         No quesito segurança, apesar de alguns lugares parecerem ruínas e que são perigosos, não há problema nenhum em andar a pé pelas ruas, aliás, eu praticamente não andei de outro meio, só umas 3 vezes que peguei um taxi. A prostituição é proibida mas existe também.

       
Abraço a todos!




Até a próxima....

You May Also Like

23 comentários

  1. Lindas fotos, lindo lugar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Tenho muita vontade de conhecer Cuba, mas minha mulher não gosta muito da ideia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CB vale a pena mesmo. Para turismo é muito bom. Com certeza para morar não é!
      Vá mostrando a ela as fotos que quem sabe ela não muda de ideia?!

      Abraço!

      Excluir
  3. Achei muito legal a viagem! E o câmbio? É um lugar seguro?

    Pelo que já me disseram, sai mais barato do que viajar para o Nordeste. Até para a Flórida sai mais barato!

    O trecho abaixo sobre Cuba é muito semelhante ao nosso País:

    "Quando pegamos um taxi para Varadero que nos custou 200 pesos, perguntei ao taxista quando sobraria pra ele e a resposta dele foi que paga 5 pra agência de turismo, pelo que entendi mais 5 pra tipo um ministério do turismo, gasta o combustível que acaba indo mais uns 5 a 10 e, pasmem, paga 160 ao governo, ele fica com uma média de 20. Há ainda a manutenção do carro que é responsabilidade dele [...]".

    Abraço!

    http://antipoda.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antipoda, O câmbio é mais ou menos R$ 1,00 para 0,32 pesos cubanos. É um lugar seguro sim, pelo menos por onde andei não ví nenhum tipo de problema e a polícia lá é bem respeitada, pessoal tem medo né kkkkk

      O que pode sair um pouco mais caro são as passagens pois trata-se de uma ilha no Caribe. Na cidade as coisas não são caras. Realmente viajar para vários lugares no mundo acaba saindo mais barato do que para alguns lugares do Brasil, infelizmente.

      Hahahah, o Brasil não é tão comparado à Cuba assim não.

      Abraço!

      Excluir
  4. Com certeza Havana está na pauta... Não é prioridade, mas é um lugar que ainda vou visitar... Acredito que o regime caiu com a morte de Castro e aos poucos ocorrerá a reativação da economia no setor privado. Investidores irão em peso para a ilha! Um paraíso tropical no meio do caribe pronto para ser redescoberto pelo mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IR não acredito que o regime tenha caído totalmente com a morte de Castro. Acho que quem está no poder sempre vai querer ser dominante e ter o poder econômico e militar nas mãos. Com certeza o turismo já melhorou pois além de ser um lugar muito bonito as coisas não são caras. Um paraíso tropical sim mas não sei se investidores vão em peso para lá pois o governo ainda vai ditar as regras de entrada no país.

      Acho que por enquanto podemos dizer que as coisas estão melhorando e pelo menos para o turismo acho que vai ser muito bom.

      Excluir
  5. BPM, as imagens ficaram incríveis.

    Qual a sua maior surpresa em relação a ilha?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR foram tiradas de celular kkkkk mas ficaram boas mesmo. Tô me especializando nisso.

      Tiver várias surpresas que fica difícil definir a maior de todas mas as que se destacaram mais foram:
      Limpeza da cidade - A capital e as principais partes da cidade estavam muito limpas mesmo. claro que como turista não andei na periferia mas mesmo comparando com algumas grandes cidades do Brasil, Cuba se destacou.

      O medo/respeito que as pessoas tem com o governo. Alguns falam com muito orgulho do regime mas outros tem muito medo de falar o que pensam.

      Beleza natural - O visual é incrível, também pudera né, estamos falando de Caribe.

      Acho também que Cuba pode vir a ser uma ilha muito estratégica para o comércio tendo em vista sua localização que pode dar suporte à navios transportando containers. O porto que o Brasil construiu lá é gigante e bem estruturado, só não vamos entrar no mérito do pra quê gastamos quase 1 bilhão lá se não me engano.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. BPM,

    Bacana .... lindas fotos mesmo ... mas acho que seria um dos últimos lugares que iria ... por não concordar com o socialismo ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso melhor não arrumar confusão com a patroa kkkk

      Excluir
  8. Você não falou sobre comida e o preço.
    Total gasto em nossa moeda pra viajar saiu quanto?

    Abraços e bela postagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SPP a comida não é muito diferente. Alguns pratos especiais mas também feitos com frango mas lembro bem um dia a noite eu andando em uma espécie de calçadão, as pessoas começam a colocar coisas no chão para vender como acontece em vários lugares no Brasil também, criando assim um shop de rua, ví uma pequena fila e fui conferir, eis que me surpreendi. Eles tem uma espécie de salsicha com batata frita que vendem na janela de algumas casas que é famosa mais muito bizarro. Eu tinha foto dessa iguaria mas acabei apagando depois. Eu não tive coragem de comer kkkkk

      Quanto à gastos, depende muito do seu estilo de viagem, mas considerando que a moeda deles é ⅓ da nossa, acaba ficando uma viagem bem em conta.

      Vale a pena conferir!

      Abraço!

      Excluir
  9. Rapaz, post fantástico. As fotos são ótimas, sua câmera é muito boa.


    Olha, segundo alguns entendidos, Cuiba, Brasil e Tailândia são os paraísos do turismo sexual. As Gp´´s estão no mudno todo, até em Dubai, país muçulmano.


    Os turistas querem festa e prazeres. Por isso o sexo sempre será comprado pelos viajantes. Sempre foi assim, desde o começo do mundo.


    Estou no aguardo do próximo post. Pode tirar muitas fotos das mulheres na praia, nós apoiamos rsss.
    Abs,


    Sultão de Búzios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sultão de Búzios,

      Búzios é um belo lugar, farei um post sobre também pois sou nativo!

      Realmente prostituição tem em todo lugar. Ví a noite em uma avenida principal várias garotas de programa mas é proibido, se a polícia resolve te pegar com uma GP é encrenca na certa e não sei como você desenrolaria, não sei se eles apenas querem extorquir o turista então de qualquer maneira é muito arriscado.

      Tailandia é um lugar espetacular que está na minha lista. Quase fui este ano mas a melhor época pra ir é de novembro a fevereiro e perdi a vez pois fui a outros lugares mas quem sabe final de 2017 ou início de 2018?

      Abraço!

      Excluir
  10. Buscando Primeiro Milhão,

    Muito bom o seu post e as fotos.
    As fotos de alguns edifícios até parecem-se muito com o que vemos no centro de grandes centros urbanos brasileiros.

    Aquela viatura de polícia é utilizada de verdade? Achei surreal.

    O que você falou sobre os cubanos não se interessarem tanto pela internet, será que é realmente assim? Eles veem os turistas com celulares, câmeras fotográficas e tantas coisas que eles jamais conseguirão ter...

    Com tanta censura, acho que seria mais ou menos como quando uma mãe fala para o filho antes de chegar na casa de uma visita: "Se ela te oferecer alguma coisa para comer, pegue só um pouquinho". Talvez eles sejam muito censurados a falar algo para os visitantes que seja criticando o governo, fazendo de conta que está tudo bem por lá - o que de certa forma, me remete ao nazismo e a propaganda de guerra, quando em dias pre determinados, as pessoas eram obrigadas a fingir que estava tudo bem (com crianças brincando, adultos indo ao cinema, conversando alegremente), mas que no fundo era uma grande farsa criada somente para mostrar que as coisas estavam funcionando bem daquele jeito, o que não tinha nada a ver com a realidade.

    Talvez os cubanos mais velhos realmente estejam muito acostumados com esse sistema e não gostariam de mudanças, mas acredito que muitos das novas gerações anseiem por uma vida melhor.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana,

      Sim, a viatura da polícia é usada, acredite! kkkkk

      Então, quanto à eles falarem que não se interessam pela internet e tal, acho que na verdade os mais novos se interessam sim mas como você mesma disse, eles não podem ficar divulgando abertamente que são contra o regime.

      O que puder perceber bem é que realmente ainda tem gente que acredita no regime. Fui questionado sobre crianças catando lixo na rua pois no momento em que fui lá eles estavam assistindo a novela Av. Brasil. Eles não entendiam como o governo deixava aqui e também não entendiam como uns podem ter muito mais dinheiro que outros. Pra eles o governo cede a casa em que moram e fornece alimentação que pegam a cota deles no mercado e a educação, que ao meu ver é somente o que interessa ao governo.

      È uma ilha bem bonita com grandes contrastes entre governo e população. Temos muito o que evoluir como pessoas e nação em todo o mundo.

      Excluir
  11. Muito interessante o post, obrigado por compartilhar. Não tenho prioridade, mais quero conhecer em um momento na minha vida. O choque de cultura deve ser bem evidente.

    abraço BPM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hammer,

      Esses choques culturais são interessantes. Em Cuba realmente há uma ideologia muito diferente da nossa mas também tive a oportunidade de morar no Marrocos e digo que a cultura muçulmana também é muito interessante.

      Apareça sempre por aqui.

      Abraços.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!