Fechamento Março de 2017

by - 09:31

Fala galera da Finansfera!




Vamos ao fechamento do mês de março.

Este mês não tive grandes ganhos, muito pelo contrário meu rendimento deu uma baixada por conta dos FII que tiveram uma desvalorização.

No fim do mês iniciei as compras no exterior. Como a maioria deve saber quero começar com ETF mas .... comecei com ações. Não sei explicar porquê mas acabo me interessando bastante por ações talvez por ser mais dinâmico. Minha estratégia em ETF continua de pé a diferença foi que comecei com ações pois minha carteira no exterior vai ter uma porcentagem em ETF e outra em ações só não defini o quanto ainda.

Fazendo um resumão do mês tive:


  • Ações - Apesar de ter comprado um pouco de ITSA3 terminei o mês com dinheiro na conta, o que fez a rentabilidade total, pois ainda estou aguardando pra ver se aumento posição no que tenho ou se entro em EGIE3 ou WEGE3. Minha carteira está concentrada em finanças e consumo cíclico quero colocar algo diferente nela. Destaque positivo para Grendene que subiu mais de 13%. Recebi também bons dividendos e JCP de BBSE, ITUB e CIEL.
  • FII - Este mês não comprei nenhuma cotinha e apesar de os alugueis estarem normais o valor das cotas deram uma boa reduzida o que eu já esperava. Destaque negativo para EDGA que pagou bem pouquinho mas o que não me abala. As maiores quedas foram em BCFF e TRXL.
  • TD - Vencimento de um título SELIC (por isso aparece negativo) e a grana já fica na conta da corretora mesmo para comprar outra coisa, nem considero aporte pois há somente uma troca de tipo de investimento. Provavelmente comprarei FII ou ações pois é certo que TD não compro agora.
  • Poupança - O valor que eu tenho na corretora para realizar as compras estou considerando como poupança então teve um salto absurdo mas já já eu zero ela. Assim que der uma aliviada em alguns indicadores que estou esperando já entro comprando e gasto essa grana logo.
  • CDB - Nada de compras por enquanto e os que tenho deram bons rendimentos neste mês. De olho no Banco BMG que ainda tem alguns CDB interessantes.
  • Debêntures e CRI - Sem novidades. Bons rendimentos nas debêntures que possuo e o CRI pagando normalmente. É a primeira vez que estou investindo neste tipo e é bom ver que é estável, pelo menos até agora então, pra quem quer uma segurança na renda fixa e quer dar uma  leve arriscada pra aumentar a rentabilidade, vale a pena apesar que segurança aumentando rentabilidade na renda fixa soa meio estranho.
  • LCI - zzzzzzzz, dá até sono. Paradinha lá rendendo bem mas esse é com vencimento para junho pois fiz com 6 meses para a compra do carro.
  • Stock - Vou chamar assim as ações compradas no exterior. Comecei comprando CVS e Berkshire. Como falei em post específico aqui, fica difícil escolher empresas lá fora pra B&H pois muitas delas já são seculares e tem excelentes desempenhos. 

Seguem as %.


Por enquanto é isso pessoal, mais detalhes colocarei na página " Carteira"


Abraço a todos!












You May Also Like

8 comentários

  1. Olá BPM!

    O mês de março, no geral pra galera, não foi muuuito bom.

    Mas vamos que vamos!!

    Gosto muito da WEG, empresa com dados bastante sólidos. Dá uma olhada

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NooB,

      WEGE tá no radar já tem um tempinho, acho que este mês não escapa!

      Abraço!

      Excluir
  2. BPM, mais um mês acompanhando!

    A propósito, me atentei a este trecho "(...)mas esse é com vencimento para junho pois fiz com 6 meses para a compra do carro."

    Acabei (hoje mesmo kkk) de escrever um post sobre a regra de ouro para compra de um veículo sem comprometer a independência financeira. Já que é um momento que você vai comprar o seu, acredito ser bacana dar uma olhadinha lá no TR

    https://termosreais.wordpress.com/2017/04/04/owning-car-cost-overdose

    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande TR,

      Recebi o mail com seu post e vou ler e comentar depois. Eu tenho na cabeça um post bem bacana falando sobre como você escolhe o carro que vai comprar mas pra escrever vai me tomar um tempinho e vou precisar de boa internet, coisa que agora não tenho pois estarei viajando até fim de junho.

      Também li seu post sobre comprar ou alugar uma casa. Excelente! Fiz um comentário lá mas acho que deu erro na hora de carregar a página então tenho que ir lá novamente comentar.

      Abraço camarada!

      Excluir
  3. BPM,

    Bacana ....

    fiis = cuidado rs ...

    stock - bacana .. é isso realmente é impressionante .. vc ter base pra analise com 1 século rs ... ações que pagam dividendos crescentes a mais de 20 anos .. etc.. é um outro mundo ... um dia parto pra essa também ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rodolfo,

      Não me preocupo com os FII, hoje representam quase metade da minha RV no Brasil mas na carreira como um todo deve tá em torno de 15% pois ainda tem as ações no exterior e a carteira de FII tem esses ativos listados na página carteira então não me preocupo com um ou outro.

      Quanto às Stocks, aí sim. Muito bacana ler sobre as empresas e o tempo que elas estão no mercado enfrentando crises e guerras e ainda por cima pagando dividendos. No fim a gente vê que não precisa ser o papa na análise e nem querer pegar o melhor rendimento, o segredo está no equilíbrio e ser mediano nos investimentos já te leva a um patamar acima.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá BPM,

    Já está disponível a previsão trimestral dos mercados desenvolvido pela StarCapital. O link é http://www.starcapital.de/research/CAPE_Stock_Market_Expectations

    Eu utilizo este relatório trimestral para direcionar meus aportes em ETFs no Exterior.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola Aportador, tô dando uma olhada já. Ele fala de países né, do CAPE e PB. Qual tipo de ETF você tá de olho?

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!