segunda-feira, 31 de julho de 2017

Investindo com dólar em queda

Fala galera da Finansfera!!!



Atualmente com inflação, IGPM, SELIC nosso salário e além de várias outras coisas caindo e as ações esticadas, somado à instabilidade política a qual o país passa, fico me perguntado onde colocar os aportes mensais e qual estratégia utilizar.

Bom, já foi bem falado por vários especialistas, curiosos, sabichões, filósofos e etc, que devemos deixar parte do dinheiro em uma aplicação de liquidez diária para poder aproveitar algumas oportunidades surpresas que sempre acontecem como foi o caso da delação do Joesley. Mas além do óbvio o que mais pode ser "óbvio" pra gente? Bom, o que também pode ser óbvio é investir em ações relacionadas ao dólar.

O dólar vem sofrendo desvalorização constante também e isso abre oportunidades para entrar em algumas empresas que quando passar essa desvalorização terão ótimos resultados. Sim, esta desvalorização do dólar vai passar ou vocês realmente acreditam que estamos virando uma Suécia ou Dinamarca?

O dólar tem seu preço médio entre 3,30 a 3,50 e atualmente encontra-se a 3,13 (cotação da manhã do dia 31/07/2017, depois explico como calcular), ou seja, podemos ter uma valorização de uns 7 a 13% na moeda mas esse não é o objetivo pois o ganho pode ser maior se comprarmos algumas ações que poderão ter valorização muito maior com essa alta.

Nessa estratégia estou de olho em 3 ações sendo elas: Klabin KLBN4, Embraer EMBR3 e Fibria FIBR3. Sobre a Klabin, temos a 3, a 4 e a 11 e se quiser ser mais preciso, basta fazer a conta pois a KLBN11, é constituída de 1 ação da KLBN3 e 4 da KLBN4, pode fazer a matemática pra ver qual está melhor para compra.

Vejam o gráfico de KLBN4:


Analisando alguns números podemos ver que a receita tem aumentado assim como o lucro o que coloca a empresa em uma posição, na minha opinião, boa pra compra com o dólar nos níveis em que se encontra pois se ela vem com bons resultados com o dólar baixo, imaginem quando o dólar subir para 3,50 novamente?


Agora veremos o gráfico do dólar:



Podemos perceber que a ação não acompanhou a queda vertiginosa do dólar porém sua receita cresceu quase 50% nos últimos anos.

Agora vamos ver a KLBN3, FIBR3 e EMBR3, todas ON.



Olhando o gráfico de um ano vemos que a EMBR3 está mais descontada ainda do que a KLBN3 e também é uma ação para acompanhar nos mesmos termos.

Então, agora que já expus meu ponto de vista, lembrem-se que essas são minhas divagações e não constituem indicação de compra de nada, apenas escrevo para compartilhar e registrar minhas ideias e principalmente, no futuro olhar para trás e ver quais eram minhas ideias, opiniões e estratégias assim como tenho feito com os últimos posts.

De qualquer maneira estou de olho nessas empresas e com fortes tendência de entrar em Klabin e deixar até que o dólar suba de novo e caso demore, fico com o papel pois os números não estão ruins a ponto de ser um papel extremamente perigos e volátil.

E vocês, qual estratégia estão usando atualmente?

Por enquanto é isso pessoal.

Abraço a todos!



20 comentários:

  1. Até acho a Embraer uma empresa boa, mas não gosto desses setores que demandam muita tecnologia e investimentos. Prefiro o setor de celulose para ganhar com uma possível apreciação do dólar.

    Um ponto importante para estudo na Embraer será o impacto das vendas do avião KC-390 na receita dos próximos anos, ainda não sei se a Embraer poderá ter bastante lucro com esse avião.

    Todo dia agradeço porque o Brasil está longe de se tornar a Suécia. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbarossa,

      A Embraer demanda mesmo muito investimentos em tecnologia mas pelo que acompanho do KC-390, ele é realmente um avião revolucionário sendo cargueiro, transporte de tropa, missões epeciais, e varias outras que o C-130 já atua no mundo todo realizando só que no caso, o 390 é turbo e não hélice sendo assim muito mais rápido.

      Acredito que será um negócio a nível mundial muito bom.

      Abraço.

      Excluir
  2. Fiz um post parecido recentemente. Comentei sobre SUZB5. Acho uma boa pra quem tem espaço na carteira comprar esses papeis de exportadoras. O dólar ta muito comportado. Se explodir esses papeis vão funcionar como um mini hedge pra carteira. Já que não é tão simples comprar dólar, pois teria q ser no mercado futuro.

    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ED,

      Passei lá e ví seu post, bem legal.

      COmo falei, SUZB5 também tá na lista das ações que se beneficiam com a alta do dólar e acho que é uma boa entrar com uma pequena parte nesse "hedge".

      Abraço!

      Excluir
  3. Grande BPM

    "fico me perguntado onde colocar os aportes mensais e qual estratégia utilizar."

    A essência da estratégia é justamente mantê-la durante os cenários mais difíceis. Prever o futuro não está ao alcance de nenhum investidor e aqueles que se auto intitulam gurus ganham mais dinheiro com a venda de seus serviços sobre 'o fim do mundo' do que com o mercado.

    Mantenha sua estratégia inicial e não mude por conta de pequenos percalços.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TR,

      A estratégia é sempre aportar mas imagina se tivesse comprando CDB atrelado ao IGPM nos últimos 12 meses?

      A diferença se dá em ter flexibilidade e conseguir identificar uma melhor oportunidade. Um amigo outro dia me confidenciou que sua carteira nos últimos 12 meses estava -8,4%. Acredite se quiser, ele resolveu ficar 85% em um único ativo de FII e o resto em renda fixa. Diz não gostar de investir em ações.

      Já eu, com esse sambarilove pra lá e pra cá, estou mantendo a linearidade na rentabilidade da carteira, pois quando FII deram queda eu entrei, quando ações deram queda, eu entrei, quando dólar deu queda, entrei no mercado americano, quando as taxas da RF estava alta, tipo CDI 14,14%, entrei também então a diversificação e saber aproveitar o que está de melhor no momento talvez seja o equilíbrio pra manter a carteira em uma crescente pequena porém constante.

      Abraço!

      Excluir
  4. Está um fiasco a taxa do cdi. 9% ! Daqui um pouco todo mundo está passando fome. Tem que se preocupar com aporte mesmo.

    Acha que os juros na renda fixa vão subir? Cdi estava na casa dos 13%, já até chegou a 14%.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Acredito em uma alta nas taxas da renda fixa sim mas quando? Neste caso eu não giro a carteira, apenas faço novos aportes em opções melhores.

      Por exemplo, tenho CDB de 5 anos que começou com 14,14% do CDI, hoje o índice está em 9,14% e o rendimento diminuiu mas não acredito que pelos próximos 3 anos este índice vá cair sem parar então. não há necessidade de desespero, basta não realizar novos aportes em CBD.

      Fugindo dos CDB eu voltei a comprar ações em outubro do ano passado e com isso tenho boas rentabilidade. Comecei também com investimentos no exterior e na página Carteira, aqui no blog você pode acompanhar quando comprei o ativo e a porcentagem que está proporcionando hoje.

      Não adianta chorar, temos que nos adequarmos e talvez essas empresas relacionadas ao dólar podem ser uma maneira de rentabilizar melhor a carteira.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá BPM
    Acho que não conhecia o seu blog. Vou adicioná-lo no meu blog list e passar a segui-lo.
    Achei bem interessante sua avaliação. Apenas peço que se fores comprar Klabin, não compre muito pois quero que ela continue caindo ;)...kkkk
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos,

      Também não conhecia seu blog. Vou te adicionar aqui.

      Eu quero mais que ela caia mesmo mas KLBN4 tá variando entre 2,70 a 2,85 faz um tempo.

      Abraço!

      Excluir
  6. Nao sei se cai mair a klbn. Gostaria.
    Nessa crise, o bom é que klbn nao diminuiu sua receita.
    Sou socio desde 2010. Agora q o Barsi ta chamando comora pra klbn a sardinhada ta entrando... Aproveite que o preco ainda esta bom na minha opiniao.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IM,

      Concordo plenamente, acho que o momento é agora.

      Abraço!

      Excluir
  7. Klabin não é muito influenciada pelo dólar se comparada a SUZB e FIBR. Já fiz um post sobre as melhores empresas para se comprar visando uma valorização do dólar.

    http://abacusliquid.com/investir-em-dolar/

    No momento estou comprado em 1 mini contrato mas quero comprar mais na região entre 3 e 3,1. Acho que chega lá nos proximos dias. Mas a compra boa mesmo seria entre 2,9 e 3. Guarde caixa pq tb pode chegar lá.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Uó,

      Legal o post!

      Sim, existem várias maneiras de investir em dólar. Se somarmos os post na Finansfera sobre o assunto veremos que um complementa o outro.

      No case que apresentei a ideia é investir em uma empresa que esteja relacionada com o dólar mas ao mesmo tempo apresente bons resultados. Não adianta investir em uma empresa que só dá prejuízo só porque está relacionada ao dólar né.

      Tô contando com essa sua avaliação de dólar a 2,9 kkkkkk

      Abraço!

      Excluir
  8. Tenho IVVB11 para esse objetivo.O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alison,

      IVVB11 é um case diferente. É praticamente você investindo nas diversas ações americanas e deste modo, para o bolo crescer você precisa que as empresas americanas tenham bons crescimentos.

      O case apresentado é um pouco diferente. São empresas brasileiras mas que tem parte da sua receita relacionada ao dólar então elas sofrem variação em relação ao câmbio.

      IVVB11 é boa pra quem quer investir em empresas americanas mas não quer fazer diretamente nos EUA através de uma corretora específica. Veja este post do Frugal Simple que ele defende o IVVB11. http://frugalsimple.net/em-defesa-do-ivvb11/

      Excluir
  9. A variação do dólar aqui está mais ligadas à medidas lá nos USA do que aqui no Brasil, só acompanhar que nesse período o euro não teve toda essa volatilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade VDD,

      Eu tinha acompanhado um pouco em Forex o EUR/USD e quem operou acreditando na valorização do Euro tá rindo a toa agora.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!