quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Tutorial como transferir dinheiro para o IB via ACH

Fala galera da Finansfera!!!



Eu já havia prometido fazer um post explicando como transferir recursos para o IB usando ACH, modalidade de transferência iniciada ou pelo banco ou pelo IB que demora até 3 dias úteis mas não tem custo nenhum. ACH - Automated Clearing House.

Mas apesar de eu ter prometido fazer este post, o que realmente me motivou foi uma leitora anônima que perguntou sobre como fazer esta transferência. Bom, ela não se identificou e nem sei se está acompanhando o blog mas de qualquer maneira, está aí o tutorial.

Bom, primeiramente deixo o relato da minha primeira transferência. Quando fui realizar o primeiro aporte para o IB, aquele de 10k Trumps, não achei na minha conta do BB Miami a opção ACH e fiquei muito na dúvida se eu teria essa modalidade no meu plano bancário. Após algumas tentativas sem sucesso, resolvi realizar a transferência via Wire, que é uma modalidade que cobra 30 Trumps e o dinheiro cai no mesmo dia, na verdade é um TED brasileiro.

Após tentar digerir esses 30 Trumps eu resolvi pesquisar um pouco mais para o próximo aporte. Enviei e-mail para a gerente do Banco que me disse haver a possibilidade de fazer o ACH mas não me ensinou. Sim, o Banco é em Miami mas o atendimento é bem brasileiro kkkkk.

Então, após algumas pesquisas, aqui vai o tutorial.

Esta é a tela da versão beta do Account Management 

Vá em Transfer & Pay e logo em seguida em Transfer Funds



Em seguida selecione Deposit



Escolha a opção ACH. Nesta versão beta não apareceu pra mim as opções ACH iniciated by Bank e ACH iniciated bu US. O segredo é escolher o segundo que aparece na versão clássica como pode ver embaixo.



No meu caso já está gravado o banco que faço as movimentações mas para a primeira vez será necessário cadastrar a conta.



Preencha as informações solicitadas com o nome do banco, país do banco, tipo de conta (saving ou cheking) e número da conta.



Após estes passos ele vai solicitar a senha e vai enviar, dentro de 3 dias, dois valores em centavos para sua conta. Após receber estes valores, vá no Account Management na opção Transfer & Pay e vai ter um campo para digitar os valores exatos. Com isso você faz uma autenticação entre sua conta no IB e a conta do Banco e as próximas transações ficam muito mais fáceis.

Agora vou colocar também as telas do Account Management clássico que é o mais usado ainda.

Vá em Funding


Selecione a opção Deposit

Aqui vai a cereja do bolo que demorei a descobrir. A primeira vez tentei usar o ACH iniciated by Bank e não deu certo de jeito nenhum. O Banco não faz por conta dele a transferência, pelo menos minha conta não permitiu.

Resolvi usar o ACH iniciated by US e bingo! Esta é a opção que deu certo para minha transferência, então utilize esta opção também, caso tenha alguma novidade, avise aqui nos comentários que atualizo o post.

Em seguida escolha Create new Bank information

Digite todas as informações do seu banco e da sua conta, logo após ele solicitará a senha e enviará também, dentro de 3 dias úteis, dois valores para sua conta. Após ter recebido esses centavos na conta, faça login no IB e digite no campo específico os valores exatos e pronto, sua conta está vinculada e já pode realizar as transferências sem pagar nada.



As transferências ACH demoram de 3 a 5 dias para entrar na conta então não se espante com isso, é normal. Programe-se para fazer a transferência em momento que não precise do dinheiro na conta, caso contrário terá que realizar a transferência wire e pagará 30 Trumps por isso. Um absurdo!!!

Por enquanto é isso pessoal! Espero que ajudem.

Abraço a todos!


16 comentários:

  1. Olá, colega.
    Grato pelo artigo, muito útil. Ainda não abri minha conta nem no BB Americas, nem na IB, mas saber como se pode fazer o ACH sem custos é de grande valia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soul,

      A ideia é sempre reduzir custos né e encontrar o melhor custo benefício. Como citei no post, paguei 30 Trumps na primeira transferência, imagina 5 no ano? Já daria mais que todos os custos pra fazer várias compras no ano inteiro mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  2. Informação preciosa. Anotado e, se tudo decorrer bem até o final do ano, viro um 'investidor internacional'.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RT,

      Seja bem vindo e junte-se a nós nos investimentos offshore!

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá, BPM!

    Tenho acompanhado sim, e agradeço pelo tutorial. Ficou ótimo!

    Eu ando na dúvida entre a IB e o Saxo Bank. Gostei muito da plataforma do segundo, é muito intuitiva e é em português. Tem também a vantagem de ter uma conta em seu nome ao invés de ser no nome da corretora. Você acha que seria vantajoso ter uma conta no BB Americas para transferência do dinheiro. Para o depósito parece que tem uma conta intermediária nos EUA. Pelo que andei pesquisando BB SA + BB Americas é mesmo a forma de envio mais barata.

    Você chegou a pesquisar sobre o Saxo bank?

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônima,

      Pelo que me lembre do Saxo Bank a corretagem dele era mais cara que o IB principalmente na compra de stocks nos EUA. Era tipo 15 Trumps enquanto no IB é apenas 1 que vai descontado dos 10 de custodia, ou seja, pode fazer até 10 negociações de stocks e vai pagar apenas os 10 Trumps por mês.

      Sei que o Saxo tem uma plataforma demo pra você se familiarizar.

      Na questão do BB temos que considerar a facilidade com o idioma e com o link da conta no Brasil mesmo. Não adianta achar um banco que não cobre nada mas que seja muito difícil se comunicar ou transferir dinheiro.

      Ainda acho a transferência entre os BB o melhor custo beneficio.

      Excluir
  4. Fala BPM!

    Teu blog tá cada dia melhor! Com material realmente bacana e útil ao investidor. Este tutorial ficou show!

    Abs amigo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, BPM!

    A corretagem da Saxo é mais cara sim, principalmente para comprar no mercado americano, mas à princípio minhas compras serão focadas na bolsa de Londres, inclusive achei ETFs na Bolsa de Londres negociados em dólar que no IB só estão disponíveis na Bolsa da Suíça. Não vou ficar girando carteira então o gasto com corretagem será pequeno.

    Minha dúvida é se vale a pena ter conta no BB Americas para enviar recursos para o Saxo. Se fizer via Wire cobrando 30 dólares ainda vale a pena. Não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, você já definiu o que quer né, vai ser ETF na Irlanda. Salvo engano a corretagem é de 12 euros o que vai ser equivalente a 15 dólares.

      Comprando pelo IB vai pagar 5 dólares nos ETF domiciliados na Irlanda, ainda assim vejo vantagem no IB, até mesmo porque você pode fazer até duas compras por mês e só pagará 10 dólares.

      Alguns ETF são meio que difíceis de encontrar no IB mesmo. Eu comprei CSPXJ-USD que fica na Suíça mas depois um leitor aqui no blog me falou que comprou o mesmo ETF mas na Irlanda com outro código. Dá pra conferir aqui https://buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br/2017/07/investimentos-offshore-como-andam-meus.html

      Sobre enviar recursos pro Saxo e pagar 30 dólares, vai depender muito de quantos aportes você vai fazer por ano. Se for só um, tudo bem, até dá pra encarar esta taxa mas se forem 5, já sobe pra 150 dólares que somados à corretagem vai elevar demais os custos. Veja bem, qualquer 200 dólares de taxa já são 2% de 10k investido.

      Aliás, os 30 dólares é para transferências entre bancos no mesmo país. Salvo engano se você for transferir recursos do Brasil para o Saxo, vai morrer no câmbio e se fizer para o BB Americas e depois pro Saxo, também perde muito com câmbio.

      Outra coisa a considerar é se realmente nunca vai comprar um ETF domiciliado nos EUA, eu ando fuçando os da Irlanda mas chega uma hora que não tem mais um que me agrade tanto e passei a olhar alguns nos EUA.

      Falei, falei, falei mas vou resumir sua pergunta kkkkkkk

      Faça a soma dos custos anual e se ultrapassar 1% do que você tem aplicado, melhor mudar para um custo mais baixo até que acumule um montante que deixe os custos sempre abaixo de 1% do que você tem.

      Excluir
  6. Salve BPM!

    Estava justamente pensando e postar algo sobre o ACH, mas fazendo na forma de tutorial ficou excelente! Parabéns!

    Tive o mesmo problema com o BBAmericas, deram resposta evasiva sobre o assunto.

    Para quem possui capital para o par BBAmericas + IB é realmente uma das opções mais otimizadas!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Janota,

      Pois é, nossos serviço sempre deixa a desejar. Você tá usando IB também? Já viu os relatórios que eles emitem?

      Excluir
    2. Acabei de abrir a conta.
      Vi que tinha alguns relatórios gratuitos, mas não encontrei para acessar, acho que minha conta ainda não estava ativa pq o Ach demora um pouquinho.

      Excluir
    3. Não entendi Janota. Você abriu conta no IB e não conseguiu fazer o ACH ainda? Já cadastrou a conta do banco?

      Excluir
  7. Bom dia amigo. Tenho uma dúvida, quero criar a conta no BB america porem ainda não tenho, no caso então, minha única opção seria fazer essa transferencia via "WIRE"do valor de 10k US para a IB? Se sim, como funciona esse sistema Wire, poderia me explicar? Ou me passar um link que explique. Muito grato amigo e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,

      A transferência wire é uma transação bancária normal entre bancos do mesmo pais, é como o nosso TED só que o valor é alto. A transação ACH é a mesma coisa só que demora mais e é isenta de taxas.

      Se bem entendi você quer saber como enviar dinheiro do Brasil para o IB? Se for isso, não tem como. Transferência de valores entre países tem que fazer cambio e você pode realizar diretamente com o BB ou por meio de remessas como Transferwise, Western Union dentre outras.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, colabore com a comunidade rumo à independência financeira!